Foi realizada na nascente Tambaqui uma ação de educação ambiental promovida pela Escola Estadual Prof.ª Marinês Fátima de Sá Teixeira, com o apoio da Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Fica o agradecimento do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta por acompanhar essa ação e dar apoio caso em caso de alguma situação de emergência.
A atividade trabalhou a temática “Práticas Corporais de Aventura na Natureza e Sensibilização Ambiental”, com o objetivo de proporcionar aos alunos um momento de interação com a natureza e destacar a importância dessa convivência.
Vale lembrar que a nascente Tambaqui foi a primeira a integrar o Programa Adote uma Nascente, tendo como padrinho a Loja Maçônica Adonai e como adotante a Escola Estadual Prof.ª Marinês Fátima de Sá Teixeira. A área total da nascente é de 1,8 hectares.
O Adote uma Nascente é uma política pública desenvolvida no município, regulamentada pelo Projeto de Lei nº 024/2018, e já contribui para a preservação de mais de 77 hectares de áreas dentro do perímetro urbano. A iniciativa foi inspirada em uma ação do Projeto Olhos D’Água da Amazônia, que implementou o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Para a estudante Samantha Miranda de Almeida, visitar a nascente Tambaqui foi um momento de reflexão: “Estar aqui me faz perceber o quanto é importante cuidarmos do meio ambiente. Gostei dessa interação com a natureza e de ver que, mesmo dentro da cidade, temos um espaço com tamanha diversidade de plantas. Isso é muito bom”.
A professora e mestranda Camila Carolina Arruda Xavier destacou a importância do contato com a natureza. “Essa atividade busca trabalhar o esporte na natureza e as práticas corporais como um todo, incluindo acampamento e outras atividades ao ar livre, com seus significados, além de colocar o corpo em movimento”.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, José Alesando Rodrigues, pontuou que, além da preservação ambiental, o programa também tem um papel educativo. “Os estudantes da Escola Marinês participaram de uma ação de educação ambiental, vivenciando a experiência de conhecer uma nascente e compreender sua dinâmica, mesmo localizada dentro do perímetro urbano.”
A atividade na nascente Tambaqui integra as ações de extensão da professora Camila, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Unemat – Campus Alta Floresta, sob orientação do professor Dr. Vinícius Augusto Morais.