Atualmente são 24 Deputados na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, porém mais 3 vagas serão ocupadas a partir Janeiro de 2027, totalizando 27 parlamentares no legislativo estadual.
Com esse fato novo em que aumentam mais 03 vagas a serem disputadas, o assunto ganhou bastante repercussão no meio político nos últimos dias no Nortão do estado que é composto por mais de 15 municípios.
Uma fonte revelou ao portal de notícias POD MOSTRAR que os prefeitos de Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirantes estão se mobilizando e se uniram em um acordo em prol do extremo norte e Nortão de Mato Grosso afim de buscar um nome de consenso para a disputa de uma cadeira de Deputado Estadual no pleito 2026.
Entre os nomes, a torcida do atual vice prefeito de Floresta, Robson Quintino (MDB), para que o então atual Prefeito Chico Gamba (União) seja escolhido a disputar vaga de deputado estadual, neste caso Gamba teria que renunciar e Quintino seria o novo chefe do poder executivo municipal.
Porém, informações extra oficiais repassadas ao POD MOSTRAR dão conta que um grupo de correligionários e empresários tem firme ideia que Gamba deveria protelar e assim concluir o mandado de Prefeito.
Desta forma, um nome vem ganhando força na região, trata-se de Osmar Mandacaru (UNIÃO), que é prefeito de segundo mandato de Paranaíta, conhecido por ser bem articulado, competente e apaziguador, Mandacaru é tido por muitos como um político que soma qualidades suficientes para ser forte candidato e até quem sabe o próximo Deputado da região.
Nem Gamba, nem Mandacaru confirmam as informações, mas o POD MOSTRAR levantou essas informações que agitam os bastidores da politica no extremo norte e também na capital, em breve, novos capítulos desta articulação que poderá ser um divisor de águas para o norte do estado.