Na noite de segunda-feira, 5 de maio, foi realizada no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto a cerimônia de lançamento da Campanha Maio Amarelo. A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP), com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cidade, e coordenada pelo pela Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança de Alta Floresta.
Durante a cerimônia, o diretor de Trânsito, Transporte e Segurança e presidente do COMSEP, Éder Cordeiro, apresentou um panorama dos trabalhos e dos resultados alcançados até o momento. Alta Floresta vem se destacando em Mato Grosso como referência na redução dos índices de acidentes de trânsito. Através de um trabalho conjunto, o município tem conseguido diminuir sistematicamente esses números.
Para alcançar esses resultados, diversas medidas foram implementadas, entre elas, ações de educação para o trânsito, intensificação da fiscalização e integração das forças policiais. “Esse é um diferencial: nossas forças policiais atuam de forma integrada, e os resultados estão aparecendo”, destacou o diretor.
O promotor de Justiça Criminal, Guilherme da Costa, também participou do evento e ressaltou que um dos diferenciais de Alta Floresta é justamente essa proposta de ação conjunta entre as forças de segurança. “Essa integração é um instrumento importante no enfrentamento à negligência no trânsito”, afirmou.
Segundo o promotor, cerca de 40% dos atendimentos da Promotoria em Alta Floresta estão relacionados a delitos de trânsito. Um dos projetos que é uma política pública para médio e longo prazo é o “Trânsito Legal”, que já realizou 32 palestras, alcançando aproximadamente 942 alunos nos anos de 2024 e 2025, em quatro escolas municipais e sete estaduais.
Além das ações educativas, o município também investe em medidas preventivas, como o uso de lombadas eletrônicas e as blitzes da Lei Seca. Apesar de receberem algumas críticas, essas ações têm demonstrado resultados práticos positivos. Um exemplo é a expressiva redução de óbitos causados por negligência no trânsito: o último registro desta natureza ocorreu em 14 de março de 2022, há mais de três anos.
Durante o evento, o 9º Comando Regional da Polícia Militar de Alta Floresta foi representado pelo Major Conde, que destacou os esforços realizados. “Temos feito um trabalho constante no combate à condução sob efeito de álcool. Acreditamos que, além das ações policiais, é fundamental que a população se conscientize. O Maio Amarelo é uma ferramenta importante nesse sentido”, afirmou.
Apesar dos esforços, o Major lamentou que ainda existam condutores que insistem em dirigir sob efeito de bebida alcoólica ou sem habilitação. Essa imprudência se reflete nos dados: entre 2023 e 2024, houve um aumento de 5% no número de acidentes.
O aumento da frota não preocupa as autoridades, entendendo que é algo natural, considerando o crescimento de Alta Floresta. O ponto que preocupa e muito as forças polícias é que o número de habilitados não está seguindo o crescimento de veículos, onde a frota de veículos circulando em Alta Floresta, cresceu 10%, mas o número de condutores habilitados cresceu 7,75%. Segundo o Cordeiro, essa discrepância pode significar que muitas pessoas estão se inserindo no trânsito da cidade, porém, sem habilitação.
Há um consenso entre as entidades que formam o COMSEP, o maior problema no trânsito e que coloca a vida de muitas pessoas em risco ainda é a imprudência. “As pessoas precisam respeitar a vida no trânsito. Nós, enquanto forças policiais estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que haja consciência das pessoas. E essa consciência é para atitudes simples, como por exemplo, não dirigir sob influência de álcool, uso do cinto de segurança, não dirigir sem estar habilitado, respeitar os limites de velocidade”, conclui Cordeiro.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Cidade, Paulo Moreira; o Tenente-Coronel BM Ranie Pereira Sousa; o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 09-001, André Luis Fagundes; a Delegada Regional da Polícia Civil, Ana Paula Reveles; a Professora da Unemat, Paula Caroline Meira Rocha; servidores da 20ª Ciretran de Alta Floresta e os vereadores Francisco Ramos da Silva e Elisa Gomes.